Marte, o que sabemos até hoje?

O Ser Humano sempre mostrou um enorme fascínio pelos astros e pela posição e função do Homem no Universo. Ao longo dos tempos, grandes investigadores e cientista desenvolveram e aperfeiçoaram instrumentos que nos permitiam observar o mundo exterior. Foram desenvolvidas teorias, como o geocentrismo que defendia que a Terra estava fixa no centro do Universo e todos os astros se moviam à sua volta. Muitos anos mais tarde, graças aos trabalho de vários cientista, esta teoria foi abalada pelo heliocentrismo que coloca o Sol no centro do Universo e os restantes astros moviam-se à sua volta. Esta nova teoria evolui ao longo dos anos e como sabemos hoje em dia o Sol não se encontra no centro do Universo mas apenas num braço de um galáxia entre milhões e milhões de galáxias existentes no Universo.

Modelo Heliocêntrico

Mesmo nos dias de hoje e com o grande avanço tecnológico que consigomos alcançar, torna-se muito difícil estudar Sistemas exteriores ao Sistema Solar e consequentemente encontrar outras formas de vida, por exemplo. Daí termos de dar valor ao nosso Sistema e com a tecnologia que possuímos conseguimos explorar e reconstituir os acontecimentos que levaram à origem do Sol e dos planetas.

Principais caractéristicas:

Marte é o quarto planeta a partir do Sol. É um planeta telúrico (rochoso) tal como a Terra. Partilha algumas caracterísitcas com a Terra, mas no geral são planetas bastante distintos entre si.

Marte é muitas vezes referido como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante na sua superfície dá-lhe uma aparência avermelhada. Possui uma atmosfera fina e caraterísticas de superfície que lembram vulcões, vales, desertos e calotes polares da Terra. O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são também semelhantes aos da Terra, assim como é a inclinação que produz as suas estações do ano.

Devido à sua fina atmosfera, existe uma grande variação de temperatura entre o dia e a noite porque o calor solar é pouco retido, sendo grande parte irradidado de volta para o espaço. Marte tem as maiores tempestades de poeira do Sistema Solar. Estas podem variar de uma tempestade sobre uma pequena área até tempestades gigantescas que cobrem todo o planeta. Na Terra isto não acontece devido à existência de uma atmosfera constituída por diferentes camadas, cada uma com diferentes e importantes funções, com especial relevância, a troposfera e a estratosfera.

A superfície de Marte, tal como a da Terra, é bastante irregular. É marcada pelas inúmeras crateras devido ao impacto de meteoritos.

Marte possui dois satélias naturais, Fobos e Deimos.

As maiores expectativas de encontrar vida em Marte estão relacionadas com a existência de calotes polares, ainda se pondo em causa a existência de água.

Não conseguindo escapar à nossa curiosidade, astrónomos, físicos, engenheiros e investigadores de diferentes áreas de todo o mundo unem-se para em breve colocar o Homem em Marte tornando possível o estabelecimento de uma colónia nesse planeta e assim deixar mais um grande marco na história da Humanidade.

Mais informações acerca de Marte

Voltar à página principal